Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Coletivo Jovem de Meio Ambiente de SC: participação nas políticas públicas de Educação Ambiental no Estado


Dia 26 de junho é dia de atuação política para o Coletivo Jovem da
Grande Fpolis/SC.

Representando a juventude socioambientalista e a Sala Verde UFSC, Juliana G. Santos e Clóvis K. dos Santos estarão presentes na etapa Estadual da Consulta Pública do Programa de Educação Ambiental do Estado, o ProEEA/SC, que acontecerá durante todo o dia, na Univali (Itajaí).

Durante os meses de maio e junho, através dos Encontros Regionais, a sociedade pôde participar da construção deste importante instrumento de regulamentação da Educação Ambiental em Santa Catarina.

O CJ da Grande Fpolis, como é comumente chamado, esteve presente na etapa regional, contribuindo com questões relativas à inserção da Educomunicação, entre outras de interesse das juventudes.

Segundo Ismar de Oliveira Soares, da ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), "educomunicação" é um campo de convergência não só da comunicação e da educação, mas de todas as áreas das ciências humanas. É definido por um conjunto de ações que visam integrar às práticas educativas a análise crítica dos meios de comunicação, buscando rever seus conceitos tradicionais; promover o acesso democrático dos cidadãos à produção e difusão da informação; o entendimento e aprimoramento das práticas comunicativas dos espaços (na escola e na comunidade) e da capacidade de expressão, facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem.

O Coletivo Jovem acredita muito nesta prática e incentiva as escolas a apostarem nesta experiência.
Com o apoio da Sala Verde UFSC, o CJ tem realizado projetos que se propõem a dar subsídios ao empoderamento das juventudes, na prática da educomunicação, formando cidadãos críticos e ativos na construção de sociedades sustentáveis.

Logo após a realização do evento, socializaremos neste espaço, as discussões mais relevantes e importantes desta Consulta Pública, que é pioneira no país.

Para maiores informações acesse o site http://www.sds.sc.gov.br/, no link da CIEA/SC (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina).

Nenhum comentário: