Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Gincana do Lixo

No dia 19 de Novembro realizamos uma gincana cooperativa do lixo no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, como parte proposta do projeto Nosso Lixo Que Não É Lixo. A gincana foi realizada em quatro momentos, dois durante a manhã e dois durante a tarde, divididos em grupos dos mais novos e mais velhos.

Começamos a atividade exibindo um vídeo muito conhecido da geração anterior: do ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum alimentando a lixeira com o lixo que foi jogado fora dela. Em seguida levamos as crianças para uma área (foto acima) onde foram espalhados alguns tipos de resíduos (garrafas pet, latinhas, papel e orgânico) e, mediante orientação e coordenação dos adultos, elas separaram corretamente estes resíduos. Todo esse material foi encaminhado pelas próprias crianças para as lixeiras adequadas localizadas na instituição. Por fim, todas elas fizeram um grande desenho relacionado à atividade (foto abaixo).

Nosso objetivo consistiu em transmitir alguns pequenos conhecimentos sobre resíduos e incentivar a participação das crianças no correto manejo e destino, entendendo que elas são a nova geração que está chegando no mundo e, portanto, não queremos que elas cometam os mesmos erros que as gerações anteriores.

Com esa gincana, encerramos nossa atuação direta com as crianças do NDI, mas o trabalho segue.

Nenhum comentário: