Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Evite e denuncie o desperdício de água pública

Denuncie e cobre
Denuncie a um órgão de defesa do consumidor os casos de conserto ou reparo na rede pública onde verificar negligência na execução por parte da firma responsável. Cobre de seus representantes (por meio de cartas, e-mails, telefonemas etc.) medidas que ajudem na preservação ambiental. É seu direito.

Esgoto a céu aberto
Ao notar esgoto a céu aberto sendo lançado em via pública, deve-se exigir providência dos órgãos competentes. Em paralelo, também é muito importante mobilizar a comunidade (associações de moradores, condomínios, etc) e entrar em contato com a imprensa local para que o problema se torne divulgado.

Faça sua parte
Una a comunidade. Atividades comunitárias mobilizam, mantêm ou aumentam o interesse público. Uma boa maneira de fazer com que suas idéias sejam conhecidas dentro da comunidade é reunir as pessoas em associações públicas e promover pequenos eventos como: feira ambiental, plantar sementes, limpar uma nascente, catar lixo no parque etc. Voluntarie-se também para falar em clubes, classes, ONGs e até na escola do seu filho sobre o assunto. Discuta o tema com editores de jornais, rádios e TVs locais.

Fontes: Agência Nacional de Águas; Uniágua; Manual Global de Ecologia

Nenhum comentário: