Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Exercício de cidadania

Coletivo Jovem de Meio Ambiente na construção do Programa de Educação Ambiental de SC


Motivados pela esperança e acreditando na Educação Ambiental (EA), os delegados e a sociedade reuniram-se no último dia 26 de junho para o Encontro Estadual de EA, em Itajaí.
Objetivando a construção do Programa de Educação Ambiental do Estado (ProEEA), Comissão Interinstitucional de EA de SC promoveu durante os meses de maio e junho, os Encontros Regionais nas cidades de Blumenau, Criciuma, Florianópolis, Joinville, Joaçaba, Lages e São Miguel do Oeste, promovendo espaços democráticos e participativos.

Baseados na Política Estadual de Educação Ambiental, 7 eixos foram discutidos. Entre eles estão: Formação de pessoas para EA; Desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações; Produção e divulgação de material educativo; Acompanhamento e avaliação continuada; Disponibilização permanente de informações e Fontes de financiamento.

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente da Grande Fpolis/SC esteve presente, contribuindo com a inserção da Educomunicação nas ações estratégicas do Eixo 5 - Disponibilização permanente de informações. A proposta foi aprovada com alguma dificuldade pois os presentes ainda não conheciam o conceito, o que demonstra a importância da participação do CJ nestes processos, disseminando conceitos e práticas em EA. Abaixo a proposta na íntegra:

" Incentivo à inserção da Educomunicação nas práticas educacionais no ensino formal e não formal, como estratégia de fortalecimento da EducaçãoAmbiental."

Após este processo, A CIEA/SC irá, juntamente com alguns delegados, sistematizar as propostas que ainda passarão pelo Departamento Jurídico. O documento será, então, encaminhado ao Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini, que tomará as providências.

Além desta participação, o CJ aproveitou a oportunidade para aumentar a articulação e atuação junto a jovens, integrantes das Com-vidas e do Fórum da Agenda 21 de Itajaí, fortalecendo assim a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado