quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Fogo, terra, água e ar na III Conferência
Os monitores da Sala Verde UFSC e representantes do Coletivo Jovem de Florianópolis, Clóvis Kuster e Juliana Gonzaga preparam os alunos de escolas da rede pública através de mini-conferências, onde as turmas de quinta a oitava série aprendem e discutem os temas.
Veja o vídeo feito pela Sala Verde UFSC sobre a III Conferência:
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Um yurt para morar
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Oficina de Plantas Medicinais - Marcela

Esta planta é indicada, entre outras coisas, para o tratamento de dor-de-cabeça, desordens menstruais, febre, resfriados, retenção de líquidos, reumatismo, disfunções gástricas e intestinais, insônia, suor, feridas, e também no auxílio estético, para clarear cabelo e contra a queda do mesmo.
No entanto, é contra-indicada para gestantes, pessoas sensíveis à erva (para tal é necessária uma análise médica) e seu uso por mais de uma semana, podendo causar anemia.
Nesta quarta-feira, 20 de Agosto, Ana Magalhães e Schirley da Rosa trarão como planta da semana, o Mastruço (Coronopus didymus).
A oficina tem início às 10:00h, na Praça da Cidadania, UFSC.
Postado por Fabrício Pacheco.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Viveiro de plantas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil / UFSC
No dia primeiro de agosto, elaboramos a ligação da água e o sistema de irrigação, colocamos as bancadas e a porta. Finalmente, levamos as bandejas com as mudas para seu novo lar.
Com esse espaço os alunos poderão facilmente produzir suas mudas e vivenciar a produção de seu próprio alimento. Além disso, dentro da proposta "Sala Verde + Verde", que objetiva trabalhar conceitos ligados a conservação da biodiversidade, difusão de práticas agroecológicas e permaculturais, estamos valorizando o potencial paisagístico de espécies nativas da Mata Atlântica, espécies bioativas e promovendo a sustentabilidade de nossos jardins com produção de sementes.
As mudas, após o tempo correto, são transplantadas para a terra, na horta comestível. Ou então, usadas em projetos educacionais nas escolas, bem como em nosso jardim.
Quem participou: Neldo Wazlawick (Rede Semente Sul), Alexandre Schröder (Sala Verde/UFSC), Clarice Trindade (SV/UFSC), Clóvis Küster (SV/UFSC)
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Casa Eficiente: vale a pena conferir

A casa apresenta várias soluções no âmbito da eficiência energética, algumas já conhecidas por nós, como a geração de energia fotovoltáica e outras como o uso de esquadrias de vidro duplo, possuindo o gás Argônio entre elas, proporcionando o isolamento térmico do ambiente.
O sistema de tratamento de esgoto é feito por dois tanques (leito cultivado) com uma espécie nativa de junco e com camadas de: casca de arroz (ou serragem), saibro e areia, seixo rolado e, na base, uma camada de casca de ostra. As águas cinzas (proveniente do banho e tanque) passam por um destes tanque e são armazenadas para posterior utilização na irrigação do jardim. Os efluentes do vaso sanitário e pia da cozinha passam pelo outro tanque, e são, então, encaminhados para a rede de esgotamento sanitário.

Abaixo os dias destinados para os diversos públicos:
* Terças-feiras – estudantes universitários:
* Quartas-feiras – arquitetos e engenheiros;
* Quintas-feiras – população em geral;
* Sextas-feiras – estudantes do ensino médio;
* Sábado – população em geral.
Sala Verde UFSC apresenta novas propostas
No NDI foi contruído um viveiro de plantas para a produção de mudas. Esse projeto está no âmbito conceitual de Espaço Disseminação, um dos três espaços constantemente afirmados pela atuação da Sala Verde UFSC.
O projeto está sendo elaborado pelos monitores Alexandre Schöder e Fabrício Pacheco com a colaboração de Neldo Wazlawick, da Rede Semente Sul, e orientação da coordenadora da Sala Verde, Clarice Trindade.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Mitos sobre a reciclagem: lixeiras coloridas?
Ao final da pesquisa eles chegaram à conclusão de que apenas duas lixeiras dão conta do processo doméstico de seleção: uma lixeira para material orgânico e outra para o material seco. Isso porque o caminhão da coleta seletiva mistura todo o material seco que será separado na triagem feita pelos catadores.
No município de Erechim, Rio Grande do Sul, a monitora Juliana Frandalozo pôde comprovar a eficiência de se focar a coleta em duas lixeiras. A colocação de duas lixeiras - uma amarela para lixo seco e uma marrom para lixo orgânico - na frente de cada residência ou ponto comercial é agora obrigatória por lei. [veja a legislação de Erechim]
A medida proporcionou maior discussão sobre o destino do lixo. Por toda a cidade, a populaçaõ aderiu e colocou as duas lixeiras. Os moradores que não compraram, fizeram suas próprias lixeiras, de vários tipos e tamanhos, com caixas de madeira e latões ou reaproveitando materiais que estavam sem uso como pedaços de grade, tela, canos de PVC e tambores. As lixeiras elaboradas de forma criativa não só são utilizadas para o processo de reciclagem como serviram ainda para ressaltar outro ponto importante dos 3'Rs': reutilizar.
Quem quiser saber mais informações sobre reciclagem, acesse o site do Programa de Reciclagem Consciente de Florianópolis.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
FICA na UFSC
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Plantas bioativas: Marcela na Ecofeira
A oficina começa às 10h, é gratuita e aberta a todos os interessados.
Planta da semana: Marcela (Achyrocline satureoids(Lam)DC) e espécies afins
Família: Asteracea
Plantas bioativas são aquelas capazes de gerar substâncias que alteram ou interferem no organismo de pessoas, animais ou outros vegetais. São chamadas popularmente de plantas medicinais, os famosos chás e temperos verdes.
Notícias:
Primatas correm risco de extinção, diz estudo
Estudo: Amazônia pode virar savana a partir de 2050