quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Um yurt para morar

O que é um yurt? Descubra com a gente.

A equipe da Sala Verde UFSC recebeu nesta quarta a visita de Pablo Soria da Caravana da Paz. A Caravana percorre o mundo como um projeto itinerante de apoio ao desenvolvimento social através de voluntariado internacional. Os artistas viajantes fazem oficinas, palestras, cursos e apresentações de teatro, dança, música e artes circenses.
Pablo mostrou para a equipe uma das oficinas que a Caravana realiza, a de Eco-construção. Nela ensina-se como construir moradias sustentáveis e fáceis de montar e desmontar. Como os yurts, habitações circulares de origem mongol que podem ser feitas com bambu e lona.


A construção do yurt pode ser feita toda com material reaproveitado, com custo muito baixo. Essas casas podem ser levadas para qualquer lugar pela leveza da estrutura. Apesar disso elas são extremamente resistentes.

A equipe Sala Verde UFSC se mostrou muito interessada em fazer as oficinas e vamos buscar condições para realizá-las em breve.

Pablo faz parte também da rede de Ecovilas e percorre o mundo ensinando alternativas sustentáveis (a data da foto está trocada).

Nenhum comentário: