Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Casa Eficiente: vale a pena conferir

Na última quinta-feira, dia 7, a equipe da Sala Verde UFSC foi conhecer o projeto Casa Eficiente, uma proposta de construção civil sustentável e de baixo impacto ambiental. O projeto é desenvolvido numa parceria da Eletrosul, Eletrobrás e do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE) da UFSC dentro do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

A casa apresenta várias soluções no âmbito da eficiência energética, algumas já conhecidas por nós, como a geração de energia fotovoltáica e outras como o uso de esquadrias de vidro duplo, possuindo o gás Argônio entre elas, proporcionando o isolamento térmico do ambiente.

O sistema de tratamento de esgoto é feito por dois tanques (leito cultivado) com uma espécie nativa de junco e com camadas de: casca de arroz (ou serragem), saibro e areia, seixo rolado e, na base, uma camada de casca de ostra. As águas cinzas (proveniente do banho e tanque) passam por um destes tanque e são armazenadas para posterior utilização na irrigação do jardim. Os efluentes do vaso sanitário e pia da cozinha passam pelo outro tanque, e são, então, encaminhados para a rede de esgotamento sanitário.

A Casa Eficiente além de vitrine de tecnologias sustentáveis, também é a sede do Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética (LMBEE-UFSC), onde várias atividades de pesquisa são desenvolvidas pela UFSC. A equipe que trabalha no projeto faz medições constantes para avaliar o nível do conforto térmico, eficiência energética e uso racional da água.

Quem quiser conhecer a casa pode agendar uma visita pelo fone (48) 3231-7374, de terça a sábado, das 9h às 17 horas.
Abaixo os dias destinados para os diversos públicos:
* Terças-feiras – estudantes universitários:
* Quartas-feiras – arquitetos e engenheiros;
* Quintas-feiras – população em geral;
* Sextas-feiras – estudantes do ensino médio;
* Sábado – população em geral.

Mais informações no site da Casa Eficiente.

Nenhum comentário: