Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Viveiro de plantas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil / UFSC

Os alunos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI /CED/UFSC ganharam um viveiro de plantas!

Após estrutura metálica pronta e instalada (apoio da serralheria da UFSC), no dia 30 de julho, Neldo, Alexandre, Clarice e Clóvis iniciaram as atividades de costura do sombrite (tela de plástico) no teto do viveiro e corte de madeira, que serviu como bancada para as bandejas e sementeiras.

No dia primeiro de agosto, elaboramos a ligação da água e o sistema de irrigação, colocamos as bancadas e a porta. Finalmente, levamos as bandejas com as mudas para seu novo lar.

Com esse espaço os alunos poderão facilmente produzir suas mudas e vivenciar a produção de seu próprio alimento. Além disso, dentro da proposta "Sala Verde + Verde", que objetiva trabalhar conceitos ligados a conservação da biodiversidade, difusão de práticas agroecológicas e permaculturais, estamos valorizando o potencial paisagístico de espécies nativas da Mata Atlântica, espécies bioativas e promovendo a sustentabilidade de nossos jardins com produção de sementes.

As mudas, após o tempo correto, são transplantadas para a terra, na horta comestível. Ou então, usadas em projetos educacionais nas escolas, bem como em nosso jardim.

Quem participou: Neldo Wazlawick (Rede Semente Sul), Alexandre Schröder (Sala Verde/UFSC), Clarice Trindade (SV/UFSC), Clóvis Küster (SV/UFSC)

Um comentário:

Anônimo disse...

im your favorite reader here!