Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Bicicletada: pessoas pelo trânsito sustentável

Bicicletada, Massa Crítica ou Critical Mass é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas. Os passeios são auto-organizados e independentes - geralmente apenas o local de encontro, o dia e o horário são definidos.

Em algumas cidades, o trajeto, o ponto de chegada e as atividades ao longo do percurso são decididos somente quando o evento já esta ocorrendo. Existe um caráter de protesto nesses eventos: os participantes demonstram, se reunindo em público, as vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte nas cidades e também alertam para as mudanças necessárias no espaço urbano para melhor acomodar os ciclistas.

O movimento cresce como uma forma de protesto contra a hegemonia dos carros no meio urbano. É uma alternativa mais ecológica e sustentável ao caos no transporte.

Pra mais informações sobre a Bicicletada em Floripa, você pode entrar no grupo de e-mails Bicicletada Floripa ou visitar o site da ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis. O movimento se reúne toda última sexta-feira do mês, a partir das 18h, em frente à Concha Acústica da UFSC, saída às 19h.

Nenhum comentário: