Páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Descrescimento sustentável - que idéia é essa?

Uma forma diferente de pensar, desconstruindo a idéia de que temos de crescer a qualquer custo. Esse conceito é desenvolvido pelo professor e filósofo francês Serge Latouche.

Em seu artigo publicado no site Le Mone Diplomatique, ele salienta que "o crescimento pelo crescimento torna-se o objetivo primordial, senão o único da vida, na sociedade capitalista, o que acarreta uma degradação progressiva do ambiente e dos recursos globais. Vivemos, atualmente, às vésperas de catástrofes previsíveis". [leia o artigo]

A solução para evitar essa catástrofe é o descrescimento sustentável, com uma redução drástica do consumo e consequentemente da produção. Isso provocaria “um círculo virtuoso de descrescimento: Reavaliar, Reconceitualizar, Reestruturar, Relocalizar, Redistribuir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar". Em entrevista à Revista Vida Simples, o professor destacou ainda que é necessário mudar hábitos que só nos fazem mal:

"O consumo traz cada vez menos a felicidade. Vários indícios provam isso. Muitos estudos apontam para o aumento de suicídios e a utilização de antidepressivos. O estresse tornou-se um problema grave em nossa sociedade. Mas ao mesmo tempo somos viciados nesse estilo de vida. Necessitamos de uma terapia".

Nenhum comentário: