Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O trânsito e a sustentabilidade

O que sustentabilidade tem a ver com trânsito? Tudo! O fato de a quantidade de carros particulares nas ruas aumentar todos os dias, dificulta a mobilidade das pessoas. Além disso a poluição que os veículos motorizados jogam no ar prejudica a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Ou seja, incentivar carros nas ruas é insustentável.

Hoje é o Dia Sem Carros. No Brasil, o Ministério das Cidades coordena a campanha com o nome de “Na Cidade Sem Meu Carro” com o objetivo de conscientizar as autoridades e a população para os efeitos negativos do uso do carro particular como meio de transporte urbano.

A alternativa mais viável é o transporte público eficiente. Mas, também há outras alternativas como a bicicleta, o skate, o patinete, patins, ou mesmo andar a pé. Esses últimos além de não ocuparem muito espaço e não lançarem fumaça no ar, constribuem para que o usuário tenha uma vida mais saudável.

A ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis - foi fundada em 2001 por um grupo de ciclistas que busca ações que contribuam para a mobilidade através da participação no Plano Diretor, da Bicicletada, ciclotrilhas e outros movimentos.

Pra mais informações sobre a Bicicletada em Floripa, você pode entrar no grupo de e-mails Bicicletada Floripa. O movimento se reúne toda última sexta-feira do mês, a partir das 18h, em frente à Concha Acústica da UFSC, com pedalada às 19h.


Notícias:
Bicicleta economiza AU$227,2 milhões por ano na Austrália


Programação do Dia Sem Carros hoje:

22/09 - Pedalada entre o Hospital Infantil e o Centro, passando pela Ciclofaixa da Agronômica e Ciclovia da Hercílio Luz; saída às 14:00 h;

22/09 - Vaga Viva na Praça XV - instalação de mesas e cadeiras na vaga de estacionamento de um carro em via pública; jogos, bate-papo descontraído e diversão para dar vida ao espaço público entre.

Do Viaciclo

Nenhum comentário: