Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Visita ao Projeto UCA no Rio Grande do Sul


Na última quinta-feira (dia 11/09) integrantes da Sala Verde UFSC e a comunidade escolar da EBM Vitor Miguel de Souza (bairro Itacorubi) foram conhecer o Projeto "Um Computador por Aluno", apelidado de UCA, em Porto Alegre/RS. Há um ano o UCA vem modificando a rotina de estudos dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, que atende famílias de classe popular.

Desde 2005, o governo brasileiro investiga a possibilidade de adoção dos laptops educacionais, como é o caso do modelo XO, qualificando o ensino. Esta iniciativa busca a inclusão digital do aluno, proporcionando práticas diferenciadas das utilizadas nas salas de informática, onde há a utilização compartilhada. A assessoria técnica-pedagógica fica a cargo do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A dúvida é: como passar de uma educação tradicional e escolástica para uma pedagogia onde o aluno, além de dominar o uso da tecnologia, se torna mais autônomo na busca pelo conhecimento?

Para tal o LEC, propõe a metodologia da aprendizagem por projetos. Os alunos escolhem os temas que desejam estudar, baseando-se em suas necessidades e motivações, e buscam trabalhar a pesquisa de maneira interdisciplinar. Esta prática já é realizada pelo LEC, junto ao projeto Amora, no colégio de Aplicação da UFRGS.

No último dia da visita, o grupo teve a oportunidade de conhecer o projeto Amora , realizado nas 5ª e 6ª séries. Impressionaram a autonomia e a clareza dos objetivos e justificativas construídas pelos alunos em seus projetos de pesquisa. A EBM Vítor Miguel aguarda a chegada dos laptops em Florianópolis.

Mais informações no site do MEC.


Notícias relacionadas:

Nenhum comentário: