Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2008

Educomunicação: o que é?

Educação e comunicação unidas no mesmo conceito. Essa idéia foi apresentada pelo professor e jornalista da Escola de Comunicação e Artes da USP, Ismar de Oliveira, durante o Seminário Educação e Comunicação: um debate contemporâneo, em novembro de 2001.

Ismar salienta que o conceito foi estabelecido com a observação de realidades existentes desde os anos 1950. “Não surgiu, portanto, como fruto de reflexões de grandes teóricos e grandes filósofos, mas a partir de uma prática de cidadania.”

Essas práticas estão ganhando força com a possibilidade de criar rádios e TVs comunitárias e a popularização da internet em escolas, centros comunitários ou qualquer lugar que tenha por objetivo ensinar. Pela educomunicação, o aluno e o professor aprendem e ensinam participando de processos comunicativos, como fazer jornais impressos, cartazes, programas de rádio e televisão, e blogs na internet, por exemplo.


Por Juliana Frandalozo :: estudante de Jornalismo da UFSC
Com informações da Agência EducaBrasil


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Esta é a primeira parte de um artigo aberto. A intenção é que todos os monitores da Sala Verde UFSC, a coodenadora e alguns convidados escrevam sobre educomunicação nas próximas semanas. É uma forma de mostrar o que fazemos no dia-a-dia da Sala Verde aqui no blog.


Nosso blog agora tem feed


Não sabe o que é feed? Eu também não sabia. Esse artigo explica o que é. Se você tem um blog ou site pode adicionar o nosso feed na sua página. Se você não tem nada disso, mas tem e-mail no Google, Yahoo ou acessa sites que permitem personalização, também pode inserir o nosso feed. Acesse: http://feeds.feedburner.com/BlogDaSalaVerdeUfsc
e veja no canto direito em que sites você pode encaixar o nosso feed. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Participe desse processo conosco!!

Nenhum comentário: