Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Porque consumir orgânicos - parte 3

Além de ser a melhor opção para pessoas que querem uma vida mais saudável, o consumo de orgânicos estimulam a produção familiar rural. Para que os alimentos sejam cultivados sem o uso de pesticidas, os agricultores têm de diversificar e integrar a produção de espécies vegetais de forma a imitar um ecossistema equilibrado e misto.

Isso contribui para que a biodiversidade seja mantida, pois em um cultivo misto, nenhuma planta se sobrepõe à outra, todas tem seu espaço e seu papel na produtividade total daquela terra. Dessa forma há um maior respeito e conhecimento da natureza, ao contrário do monocultivo, onde se busca o lucro e a alta produtividade de apenas uma espécie vegetal a todo custo.

A importância da preservação da biodiversidade tem sido amplamente enfatizada frente ao aumento da produção de transgênicos, que vem ocorrendo sem o cuidado adequado. Em breve postarei aqui no blog a entrevista da engenheira agrônoma Ângela Cordeiro, feita para a equipe da Sala Verde sobre biodiversidade.


Notícias:

Ong Sea Shepherd lança Operação Musashi em defesa das baleias na Antártica
Fiscalização de agrotóxicos é suspensa pela Justiça


Eventos:

No dia 8 de agosto, das 8h às 12h, tem a aula inaugural da Pós-Graduação em Ecologia. No Auditório do Centro de Convivência.

Dia 13 de agosto começa a I Mostra de Cinema Ambiental “FICA na UFSC”. Os filmes serão exibidos nos auditórios do CCE (Centro de Comunicação e Expressão) e do CED (Centro de Ciências da Educação), na UFSC e a entrada é gratuita.
Mais informações com os organizadores: Leandro Belinaso Guimarães (8833-3447) e Wladimir Garcia, Grupo TECENDO/UFSC - Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Estudos Culturais, LINHA “ECO” – PPGE/UFSC (Programa de Pós-Graduação em Educação)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Juliana pela matéria!!
A entrevista com a engenheira agrônoma Angela Cordeiro só tem a somar com esta discussão...
E como aqui na Sala Verde temos a prática de disseminar boas práticas (ehehhe) parabéns pela iniciativa.