Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2008

III Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Na última 4ª feira (02/07) começaram as atividades do Coletivo Jovem de Meio Ambiente da Grande Fpolis (CJ/SC) no processo da III Conferência, na Escola Municipal Vítor Miguel de Souza (Itacorubi).

A Sala Verde UFSC e o Coletivo construíram uma proposta metodológica para trabalhar os 4 temas deste ano: Fogo (Energia), Terra (Biodiversidade), Água (Recursos Hídricos) e Ar (Mudanças climáticas).
A idéia é que sejam desenvolvidas aulas/oficinas, juntamente com os professores, que se encaixem dentro da grade curricular da escola. Optou-se, então, por destinar as 3 primeiras aulas, uma vez p0r semana nas turmas de 5ª a 8ª (manhã e tarde), para trabalhar o adensamento conceitual dos temas. Assim, há maior participação dos alunos e o professor se sente motivado com a proposta da aula, construida coletivamente.
Os alunos, neste primeiro dia, puderam experimentar uma Mini-Conferência, desenvolvendo propostas (responsabilidades e ações) que eles enquanto jovens podem assumir em relação aos temas. Num processo participativo, eles também escolheram seu representante (delegado) e defenderam suas propostas. Fez-se a eleição da melhor proposta, um exercício de cidadania.

Nas próximas atividades, que iniciam somente depois das férias, a perpectiva é aprofundar os temas nas aulas, para que no mês de outubro, os alunos possam ter mais conteúdos na discussão dos temas na III Conferência na escola.

Mais informações sobre a Conferência no site do MEC ou do MMA, no link (Educação Ambiental: programas, projetos e ações).

Nenhum comentário: