Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Porque consumir alimentos orgânicos? - Parte 2

A Ecofeira reúne feirantes toda quarta na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC das 7 às 15 horas. Entre os feirantes há produtores de alimentos orgânicos, que vêm do município de São Bonifácio, SC, e da Associação Ecomel. Nesse segundo post sobre alimentos orgânicos, vamos esclarecer mais dúvidas levantadas por pessoas que freqüentam a Ecofeira.

Alimento hidropônico é orgânico?
Não. A hidroponia é uma técnica de cultivo diferente da orgânica. Leia mais.

Os pães, bolos e biscoitos da Ecofeira são orgânicos?
Nem todos. Para um alimento ser cem por cento orgânico ele deve ter sido feito só com produtos orgânicos. A farinha é ainda um produto difícil de encontrar enquanto orgânico devido ao clima no Brasil ser pouco propício para o cultivo do trigo. Na dúvida, pergunte ao produtor.

Mas a Ecofeira vende carne, isso é orgânico?
O vegetarianismo não está ligado necessariamente ao consumo de alimentos orgânicos. Existe produção de animais para consumo nos moldes orgânicos, Como as galinhas caipiras que são criadas soltas e sem intervenções - como injeções de hormônios para o crescimento rápido.

Esses animais são criados de forma mais livre e sem o stress que os produtores convencionais consideram necessario. As galinhas criadas em granjas, por exemplo, botam mais ovos que o normal porque são submetidas a uma situação de stress e confinamento.

Acompanhe os próximos posts sobre alimentação orgânica e mande suas dúvidas e sugestões pelos comentários do blog ou pelo e-mail: salaverde@reitoria.ufsc.br.

Nenhum comentário: