Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Porque consumir alimentos orgânicos? - Parte 1

A Sala Verde UFSC vem apoiando a Ecofeira da Praça da Cidadania, na UFSC, toda quarta-feira. O objetivo é difundir informações sobre os alimentos de origem agroecológica, cultivados pelos produtores de São Bonifácio, SC, e da Associação Ecomel. Muitas pessoas que compram na Ecofeira fazem perguntas sobre os alimentos vendidos. Aqui no blog vamos procurar responder essas questões aos poucos.

Os alimentos da Ecofeira são orgânicos?
Sim. Os alimentos produzidos pelos produtores de São Bonifácio e da Associação Ecomel são produzidos sem agrotóxicos, por isso são orgânicos.

Por que o alimento orgânico é melhor que os convencionais?
Porque são cultivados sem agrotóxicos, o que traz uma série de consequências benéficas tanto à produção quanto ao consumo. O alimento com agrotóxicos absorve todo o veneno que o produtor aplica para controlar as pragas, isso prejudica a saúde e polui a terra onde se cultiva e a água dos rios e nascentes próximos.

Na produção orgânica, o cultivo é artesanal, sem uso de veneno. O controle de pragas é feito com plantas estudadas para esse fim, não há poluição, pois todo o processo é feito respeitando o ciclo natural.

Nos próximos posts, novas perguntas serão respondidas. Se você tem alguma dúvida, mande para o blog da Sala Verde, através dos comentários.

OMS revela: Água contaminada mata 28 mil por ano no Brasil
Blogueiros se unem em prol da sustentabilidade

Nenhum comentário: