Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O que é sustentabilidade?

Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade, mas pouca gente sabe realmente o que é. O que é sustentável se sustenta, obviamente. A partir disso podemos analisar o que é ou não sustentável. Em determinados assuntos, temos que desconstruir o olhar para descobrir. Isso porque o tema tem um viés multidisciplinar e pode ser trabalhado por todas as áreas. Abaixo algumas dessas discussões:

- Sociologia – é possível contruir uma sociedade sustentável em harmonia com a economia capitalista?

-Economia – o desenvolvimento sustentável é pensado como uma forma racional de se usar os recursos indispensáveis para a economia, sejam eles naturais, humanos ou culturais. Dessa forma, a sustentabilidade viabilizaria um ganho em produtividade; sustentabilidade é um discurso sustentável? Analise da proposta de conciliação entre preservação ambiental e desenvolvimento economico e social na globalização.

- Ecologia - questão populacional no desenvolvimento sustentável.

Na década de 1970, com o aumento dos movimentos ambientais surgiu o conceito de ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável. A idéia de desenvolvimento sustentável vem sendo trabalhada como um novo projeto para a sociedade, capaz de garantir a sobrevivência dos grupos sociais e da natureza, no presente e no futuro.

Isso parte de uma idéia crítica do modo insustentável de se viver, reconhecido sob a forma de inadequação econômica, social e ambiental do padrão de desenvolvimento. Essa crítica gera a compreensão da finitude dos recursos naturais e das injustiças sociais.

Entra para o baú do desenvolvimento sustentável diversos pensadores, desde críticos do evolucionismo e da modernidade a defensores do ‘capitalismo verde’. Esse baú também abriga ‘alternativos’ que buscam um modelo socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito.

Num modelo sustentável, valoriza-se a agricultura familiar e a agroecologia. O cultivo dos alimentos é feito sem agrotóxicos, respeitando o ciclo natural das plantas e das estações do ano, sem degradar o solo e poluir a água, o que permite que as gerações futuras continuem tirando seus alimentos da mesma terra que tiramos os nossos. Por isso a Sala Verde UFSC apóia a Ecofeira, o consumo consciente e a economia solidária como formas de garantir o futuro do planeta.


REFERÊNCIA:

Desenvolvimento sustentável: Necessidade e /ou Possibilidade? - Dinizar Becker (org)

Um comentário:

Anônimo disse...

Não gosto muito deste termo. Há algumas discussões que já utilizam o termo "sociedades sustentáveis", dando a idéia de construção coletiva a partir dos sujeitos sociais, historicamente inseridos em espaços geográficos distintos. Em cada época da história o homem natural-social olhou o ambiente de maneira diferente na construção das sociedades. Este termo traz uma conotação, uma idéia de fracasso do desenvolvimento econômico, que particularmente evito utilizar. Estas reflexões são mais do que conceitos jogados ao vento...são amadurecimentos epistemológicos que precisamos incorporar no nosso dia-a-dia!!