Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sustentabilidade é possível?

Se a sustentabilidade for pensada nas várias abordagens descritas no post anterior, ela não só é possível como necessária para garantir o futuro do planeta. Entretanto, alguns setores da sociedade discutem o que chamam de 'desenvolvimento sustentável' através de um viés essencialmente capitalista, ou seja, de aumento da produção e consequentemente da exploração dos recursos naturais.

Ocorre que a escassez e finitude de recursos naturais é um dos principais problemas discutidos na sustentabilidade. Isso quer dizer que um desenvolvimento sustentável estaria mais próximo de um mito que de uma realidade. Observe que uso o termo 'desenvolvimento sustentável' com um conceito diferente de sustentabilidade.

Há vários pesquisadores que debatem o mito do desenvolvimento sustentável. O professor Gilberto Montibeller-Filho, da UFSC é um deles. Em seu livro O mito do desenvolvimento sustentável- meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias [+], já em terceira edição pela EdUFSC, ele analisa a possibilidade de se tratar igualmente a realidade social e ambiental no desenvolvimento sustentável.

No próximo post da série, saiba que idéia é essa de decrescimento sustentável. Até lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro professor, estou entrando em contato para convidar para um encontro sobre sustentabilidade que vai acontecer em São Paulo nos dias 20 e 21 de novembro. É o Global Forum América Latina, um encontro de inovação criativa para estimular a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade, em prol da construção de um mundo sustentável. Serão dois dias de trabalho na Fecomércio, onde cerca de 500 pessoas discutirão propostas e soluções inovadoras que promovam transformações econômicas e socioambientais positivas.


O prof. Ronald E. Fry,PhD, coordenará a etapa em São Paulo a partir da Investigação Apreciativa, metodologia de conversação inovadora desenvolvida em conjunto com o prof. David Cooperrider,PhD pela Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio).

Neste encontro, os sistemas de ensino superior, especialmente as escolas de administração de empresas e cursos correlatos, serão inspirados a levar essa reflexão para dentro de seus cursos, a fim de proporcionar capacitação em desenvolvimento sustentável.

O evento tem uma taxa de inscrição de R$ 120,00 para professores e R$ 60,00 para alunos, mas para professores que mantém blogs com temas ligados à sustentabilidade na internet temos uma cota de convites especiais, sem custo algum.

Entendemos que este é o seu caso e desse modo estamos oferecendo esta cortesia.

Achei que este assunto te interessa então tomo a liberdade de enviar este material.


Se quiser mais informações visite nosso site: www.globalforum.com.br

Se quiser aceitar nosso convite, responda esta mensagem em sp@globalforum.com.br com o assunto: CONVIDADOS DA INTERNET

Atenciosamente,

Ligia Giatti
ligia.giatti@gmail.com