Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade, mas pouca gente sabe realmente o que é. O que é sustentável se sustenta, obviamente. A partir disso podemos analisar o que é ou não sustentável. Em determinados assuntos, temos que desconstruir o olhar para descobrir. Isso porque o tema tem um viés multidisciplinar e pode ser trabalhado por todas as áreas. Abaixo algumas dessas discussões:
- Sociologia – é possível contruir uma sociedade sustentável em harmonia com a economia capitalista?
-Economia – o desenvolvimento sustentável é pensado como uma forma racional de se usar os recursos indispensáveis para a economia, sejam eles naturais, humanos ou culturais. Dessa forma, a sustentabilidade viabilizaria um ganho em produtividade; sustentabilidade é um discurso sustentável? Analise da proposta de conciliação entre preservação ambiental e desenvolvimento economico e social na globalização.
- Ecologia - questão populacional no desenvolvimento sustentável.
Na década de 1970, com o aumento dos movimentos ambientais surgiu o conceito de ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável. A idéia de desenvolvimento sustentável vem sendo trabalhada como um novo projeto para a sociedade, capaz de garantir a sobrevivência dos grupos sociais e da natureza, no presente e no futuro.
Isso parte de uma idéia crítica do modo insustentável de se viver, reconhecido sob a forma de inadequação econômica, social e ambiental do padrão de desenvolvimento. Essa crítica gera a compreensão da finitude dos recursos naturais e das injustiças sociais.
Entra para o baú do desenvolvimento sustentável diversos pensadores, desde críticos do evolucionismo e da modernidade a defensores do ‘capitalismo verde’. Esse baú também abriga ‘alternativos’ que buscam um modelo socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito.
Num modelo sustentável, valoriza-se a agricultura familiar e a agroecologia. O cultivo dos alimentos é feito sem agrotóxicos, respeitando o ciclo natural das plantas e das estações do ano, sem degradar o solo e poluir a água, o que permite que as gerações futuras continuem tirando seus alimentos da mesma terra que tiramos os nossos. Por isso a
Sala Verde UFSC apóia a Ecofeira, o consumo consciente e a economia solidária como formas de garantir o futuro do planeta.
REFERÊNCIA: Desenvolvimento sustentável: Necessidade e /ou Possibilidade? - Dinizar Becker (org)